quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Tiete mode on: Eliane Giardini

Algo que tocou o coração, nem sei explicar...


Por que sou fã da Eliane Giardini?
Daí eu fiz essa pergunta a minha pessoinha... vamos ver  se eu consigo responder!

#  Sou fã da Elii, pois ela começou sua carreira aqui, em solo paraibano! Ok, eu moro bem longe de Pombal, cidade onde foi rodado o filme “O salário da morte”, mas é no mesmo estado! :) 

Eliane aos 18 anos.
Galerinha do filme
 
Para quem não sabe, esse filme foi produzido por W.J. Solha, tio da Eliane, artista plástico e ator, e José Bezerra Filho, escritor, que escreveram o roteiro do filme com direção de Linduarte Noronha

    #  Além disso, sou fã da Elii por influência do seu trabalho na tevê, até porque nem em sonho eu vi esse filme... só soube da história e de alguns relatos nos blogs da vida e notícias nos portais de cinema paraibano. 

Se eu disser que acompanhei todos os personagens da Eliane, estarei mentindo. Infelizmente (ou felizmente, né?!) sou novinha e acompanhei os personagens da década de 90 pra cá! Aliás, alguns personagens. Vamos a eles:

1. [1995] Helena, A Comédia da vida privada: episódio a casa dos 40. Quando eu tiver 40, daí eu comento! Hahahaaha. Brincadeira! Um ‘celebration’ ao Canal Viva e a Flá chérie que me passou o epi na íntegra! :) Episódio com Bettão, Diogo Vilela, Marco Nanini, Fernanda Montenegro e Milla Cristie. #indico!

Tag discreta!
 2. [1997] Santa Maria Sousa Pedrosa, ou melhor, Santinha, de A Indomada (Aguinaldo Silva e Ricardo Linhares): A alcoólatra, dependente, dramática e hilária, esta era Santinha. A personagem intercalava cenas engraçadas com dramáticas, demonstrando assim seu enorme talento. Santinha emocionou e alegrou o público e a personagem foi considerada como a mais difícil e a mais aplaudida da carreira da atriz. Essa personagem, segundo os autores, “somente Eliane poderia dar vida, devido à sua beleza, talento e carisma”. Além disso, a alcoólatra dramática e hilária rendeu à Eliane a oportunidade de confirmar o seu talento e versatilidade. | E eu amava as irmãs Mª Altiva e Santa Maria, duas atrizes fodásticas!


 
3 e 4. [2001] Marta, de Os Normais e Eva, de Saí de Baixo. É, a Eliane deu o ar de sua graça em episódios de séries da tevê Globo.



5. [2001] Nazira, de O Clone: Nazirinha chamava atenção com o seu jeito dramático e espetaculoso de ser! Todos se recordam da mulçumana louca para casar! Fora isso, havia as ‘’viagens na maionese” dela: princesa Nazira, Cinderela Nazira... Ufa, Nazirinha, definitivamente, marcou a carreira da Elii, e a minha vida de tiete.

 
6. [2003] Caetana, de A casa das sete mulheres: minissérie adaptada do romance de Letícia Wierzchowski, sobre a Revolução Farroupilha (1835-1845). E lá estava a Eliane interpretando a esposa do general Bento Gonçalves. Impossível não ler o livro e aliar a figura da dona Caetana Joana Francisca Garcia da Silva à Eliane. “A uruguaiana de olhos esmeraldados...” 

Tag discreta 2! 
7.[2004] Tarsila do Amaral, de Um só coração: se Tarsila do Amaral não estivesse viva no ano em que a Eliane nasceu certamente diria que a Eliane era a reencarnação da pintora [Acho que viajei na maionese :D].  De fato, foi uma feliz interpretação, pois, devido ao mergulho na vida da pintora, as cenas foram perfeitas e a atriz apresentou o resultado tão positivo que esta personagem lhe rendeu, além desta minissérie, a peça Tarsila e participação especial na minissérie JK, de 2006. 

Fotxinha que Reh me mandou! Merci, Reh!
 Não assisti a peça, mas Deh me falou que foi pipoco do trovão azul! Impossível não ser, não é verdade?!

8. [2005] Neuta, de América: Dá um Up quem adorava as cenas da meiga (ahn?!) viúva com os peões. \o/ Neuta além de brava, era engraçada! Quem não se lembra dos encontros às escondidas dela com o seu peão Dinho? Ahn, ahn?! Apesar de o núcleo principal ser "imigrantes nos EUA", tenho certeza que o núcleo das “breteiras, peões e rodeios” foi mais evidente (pelo menos p/ mim foi!). 

Os Giardini em América: Paulinho e Eli.
O casal premiado.
 
9. [2006] Eva/Esmeralda, de Cobras e Lagartos: uma beata e a outra com o ego lá em cima! (e que ego, hein?!) Enfim, duas personagens bem distintas: Eva, uma beata e zelosa mãe, e Esmeralda, uma cantora andaluza totalmente oposta ao comportamento de Eva. A atriz pôde mostrar a sua voz, e, ao mesmo tempo, devido à dupla personalidade de Eva, apresentar dois perfis opostos na mesma trama.

Às vezes beata..
Às vezes andaluza..
 
10. [2007] Pérola, de Eterna Magia: Pérola O’Brian, uma Valentina com o coração do tamanho do Brasil! O mundo místico ganhou notoriedade com Valentinas e Rasputinas.
11. [2008] Glória Santiago, de Capitu: mãe do protagonista Bentinho, do romance Dom Casmurro. Uma bela homenagem ao centenário de morte do autor carioca Machado de Assis. 

 
12. [2009] Indira, de Caminho das Índias: dramática e manipuladora, essa era Indira Ananda! Brigas com as noras e com sua bondosa (ahn?!) sogra Laksmi . Quem não se recorda daquela mãozinha imitando uma naja? Ahn?! Ahn?! Tenho certeza que com Indirinha aprendemos a tratar carinhosamente as sogras XD (risos).

13. [2010] Hélia Pimenta, de Tempos Modernos: ex. bailarina, proprietária de um apartamento no Titã I, mulher de fibra cheia de segredos (que não foram apresentados na trama, mas eu perdoo o Bosco por isso). Hélia era um misto de latinidade+sangue nas veias... Certamente “Pimenta” foi o sobrenome que ‘caiu como uma luva’ à personagem. Além disso, o par romântico era nada menos do que o Fafá (Antonio Fagundes), só faltou uma canção do Roupa Nova e um belo desfecho para ser perfeito! Mas nem todo mundo é perfeito, não é?!


14. [2010] Dra Noemi, Afinal, o que querem as mulheres?   Eliane foi dar um “Oi” por lá! [Brincando com uma entrevista da atriz!] Pense numa Dra. para entender dos assuntos. :)

Assisti a todas, não a todos os capítulos e episódios. De modo geral, posso afirmar que cada personagem foi interpretada fodasticamente pela Eliane, como sempre! É como eu sempre digo, ela é uma Johnny Depp de saias.... ][

Fora isso, vamos combinar que a Elii é uma lady simpática! Por isso eu a admiro! :)
Aaah, não posso esquecer dos filmes! (ok, só vi dois, mas vi, né?!)

15. Uma vida em segredo (2001): era a prima Constança. Só descobri que a Elii tinha feito o filme por conta dos alunos do Pré-Vest que eu dava aula, pois o filme é uma adaptação da novela de Autran Dourado e era uma das indicações de leitura para o vestibular da ufcg do ano de 2008 (alunos malinhas que gostariam de ver o filme sem ler ao livro! Claro que não! Livro depois filme.)

16.Olga (2004): Eugénie Benaro, a mãe sem coração (sem coração é apelido!) de Olga Benário. Valha, que mulher brava! Mainha é um doce perto dela! | Ai, minha mãe não é severa! Hahahhaa, só de vez em quando... Aliás, que interpretação da bixiga, hein?! Adorei o lado carrasco de ser! (: 

 
# Se quiser saber sobre prêmios e mais trabalhos da Elii, é só clicar em:

Fan Site Oficial


# Compilações de quase todas as personagens:


“Sonhe, tenha pesadelos se necessário for, mas sonhe.” Pagu - Dei RT de Pah! :) 
P.S.: E que venha Sandra, uma das vilãs de 'Lara com Z'.

Sandra Heibert, uma crítica de teatro aloprada e raivosa que nós criamos baseados só Deus sabe em quem. By Aguinaldo Silva.

6 comentários:

  1. Ah, que lindo, Santinha do Agreste! :)))
    Beijossss da Santinha Lusitana

    ResponderExcluir
  2. Hey Glorinha :)
    Amei a matéria, ficou super divertida e interessante. Ri litros com seu "fodasticamente" "fodástica" #adorei.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Oi.
    Eu ameei matéria tbm, ficou perfeita.
    Ah, em relação ao Salário da Morte, vc ainda não viu o pedaço do filme? Nem um pouco?
    Caso não, me fala que eu te mostro :D
    Beijos.

    (Tava um pouco difícil comentar aqui por causa da senha do google --' )

    ResponderExcluir
  4. Eu simplesmente adorei...
    É uma coisa muito doida o quanto a gente gosta de Dona Giardini,não!?!
    Eu já me perguntei isso algumas vezes e confesso que a resposta exata ainda não achei,mas "o amor tem dessas coisas"...
    A primeira personagem da Eli que vi foi Dona Nazinrinha,mas me apaixonei por Caetana e enlouqueci por Neuta!!vc sabe muito bem o qt eu sou maluca por essa viúva néàh...Enlouqueço até hoje qd escuto "Os amantes" ou quando vejo um video dela no youtube...e torço mt pra que "América" volte em "vale a pena ver de novo"hihiii' e as outras personagens só vieram acrescentar...Eva/Esmeralda foi mais um show de interpretação da Lilli e cativou a todoos..
    Pérola encantou com seu jeito meigo e com certeza todo mundo quer uma tia Pérola em casa...
    Indira foi um arraso...Are baba[ñ me esqueço do balão kkk]aah e aquela mãozinha,os dramas e as discussões...rii litros*--*
    Hélia Pimenta nem sei o que falar,uma personagem que eu ameei e me identifiquei vc sabe mt bem pq...hihiii'
    Dra Noemi fodásticaaa...pq os homens são realmente uns vermes e nós somos soberanaas!!!
    Tenho aqui no meu coração uma vontade tremenda e enorme de conhecer a Eliane e dizer à ela o qt eu a amo e admiro,não sei se ela entenderia,mas olhá-la nos olhos e dizer tudo isso à ela me fará a pessoa mais feliz do mundo!!!
    Amor eterno por ti Eliane Giardini!!

    Parabéns pelo blog e principalmente por esse post...vc arrasa Gloire,está fodástico...

    bjuuuuuuuuuuuus =*

    ResponderExcluir
  5. Bom é muito complicado entender o que é ser fã... mais complicado ainda é entender o porque viramos fã de alguem.. e quando se trata de Madame Giardini aii os argumentos todos se encaixam...
    EU acompanho a carreira da Eliane ja faz um tempo... realmente vi todos os personagens que vc citou....
    O filme Salário da Morte infelizmente não vi até porque foi bem no inicio da carreira
    VI algumas cenas de Ninho de Serpente
    Assisti a Indomada por se tratar de uma novela de Aguinaldo SIlva e conter a Eliane já era um incentivo... mas realmente foi em O Clone que Nazira fez com que meu sentimento de admiração npor essa atriz incrivel desse um up.
    Na Casa das sete mulheres dona Caetana veio pra encantar e como vc disse nao tem como ler o livro da Leticia e nao lembrar da Uruguaiana
    Em Um Só Coração PIPOCO do trovão azul era a Tarsila.. gente que personagem incrivel..que interpretação GENIAL... e é claro a peça nao deixa nada a desejar.. Eliane é uma PUTA ATRIZ
    Eterna Magia e Cobras e Largatos foram duas novelas bacanas que eu gostei mt dos personagens
    América um arraso..PIPOCO total
    Caminho das Indias,.. eu amei porque era par com tony ramos... juro.
    Tempos modernos salve lembrar a primeira protagonista da eliane porque ela roubou a cena literalmente e arrebentou....
    Afinal o que querem as mulhers participação pequena mas MUITO especial.

    dos seriados como sai de baixo, mulher, e comédia da vida privada só deixaram transparecer o universo comico que eliane tem nas mãos

    dos filmes eu vi Jogo Duro que é hilário, Olga eu vi e amei... mesmo ela sendo uma mãe carrasquinha, Uma vida em segredo eu gostei...

    acho muito complicado entender o que é ser fã.. eu digo que é uma profissão que poucos sabem administrar.. pois requer tempo,habilidade, disposição e respeito.
    mas vc dona Glorita sabe muito bem exercer essa profissão parabéns pelo seu depoiemnto sincero sobre essa atriz que nos fez chegar a uma amizade sincera e bonita.

    Beijos

    Deh_Alencar

    ResponderExcluir
  6. Faço minhas as palavras da Deh. Amei a definição: "acho muito complicado entender o que é ser fã.. eu digo que é uma profissão que poucos sabem administrar.. pois requer tempo,habilidade, disposição e respeito".
    Bjs giardínicos :)

    ResponderExcluir