segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

90 anos da Semana de Arte Moderna


A Semana de Arte Moderna (SAM) completa 90 anos. Em 1922, São Paulo (capital) teve um evento que ‘sacudiu’ a cidade, estudantes, autores e a crítica. Com o objetivo de mudar o rumo das artes no Brasil, que tinha influências diretas da Europa, a SAM propôs uma identidade nacional, deixando, desse modo, todas as influências europeias.

Capa para o Catálogo da Exposição, de Di Cavalcanti
 
Realizada nos dias 13, 15 e 17 de 1922, no Theatro Municipal de São Paulo, a SAM, patrocinada pela elite paulistana, representou uma inovação na linguagem, na ruptura com o passado, na passagem de novas ideais, tais como: declamação de poesias, no lugar da poesia escrita; apresentação de músicas, através de concertos; além das artes exibidas em tela, maquetes, esculturas, desenhos...

Os ‘responsáveis’ pela SAM foram: Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Anita Malfatti, Paulo Prado, Graça Aranha, Heitor Villa-Lobos, Manuel Bandera, Vitor Brecheret, Menotti Del Picchia, Di Cavalcanti e Tarsila do Amaral, a musa ausente. 

Cartaz anunciando a SAM
 
--

Para ilustrar a SAM, segue um vídeo compilado, com cenas da minissérie global 'Um Só Coração', que foi utilizado durante a ministração de aulas da disciplina Prática de Ensino de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, ofertada no período 2011.1 – UFCG. 


P.S.: postagem meio meia-boca... cansada estou, relevem! 

Um comentário: